Uma Profusão de Cores

Hoje é o início da primavera no hemisfério sul. No Brasil é um período de transição entre as estações seca e chuvosa, com aumento do regime de chuvas e temperatura.

Este fenômeno é chamado de equinócio, de setembro, período do ano em que os hemisférios sul e norte, tem a mesma duração para os dias e as noites.

Nesta estação a natureza se conserva mais colorida. As árvores, os campos, os jardins e os parques municipais se apresentam mais alegres e acolhedores.

É um ciclo de mudanças nas condições climáticas, favorecendo o crescimento das plantas. Praticamente vemos a vida brotando em todos os cantos.

A primavera é uma profusão de cores que não tem como não admirar. As cores das flores estão logo ali, numa infinidade de lugares.

Trilha Praia Brava de Boiçucanga

Após percorrer pequenas trilhas entre Barequeçaba e Boiçucanga, terminamos o dia na Trilha Praia Brava de Boiçucanga. Era meio da tarde quando saímos da “Pousada Trilha da Brava Boiçucanga“, que está próximo ao início da trilha. Esta última caminhada totalizou 7 km em 2,5 horas. 

A vista no Mirante da Praia Brava de Boiçucanga reforça a ideia de paraíso perdido neste trecho da serra do mar. A recompensa está na beleza da mata atlântica até esta praia selvagem. Uma praia para surfistas, em razão das grandes e fortes ondas. Não é atoa que se chama praia brava.

A chegada na praia é ao lado de um riacho cristalino, que forma um pequeno e estreito espelho d’água, antes de seguir em direção ao mar. Naquele dia havia somente um cão e casal curtindo o final da tarde na praia.

Caminhando pela areia fofa da praia até o canto direito, seguimos a trilha na mata até a cachoeirinha. São apenas uma dezena de metros até lá. Nada demais, mas o curioso é que o regato d’água não desemboca até o mar, simplesmente desaparece na areia da praia. 

De volta a trilha, após subida até a bifurcação para a praia de Boiçucanga, observamos a encosta esverdeada e o caminho da tubulação da Petrobrás. Notamos também, ao fundo a “Montanhosa Ilhabela” com destaque para o “Pico de São Sebastião“, e abaixo, a sombra da encosta oposta, o caminho da tubulação da Petrobrás que desce a serra até Boiçucanga.

Em mais alguns passos se avista o “Mirante da Praia de Boiçucanga“. Naquele horário a praia refletia uma belíssima cor prateada, e para fechar o dia, em trecho plano após o ponto alto da trilha, o sol caprichosamente abrilhantou a mata numa coloração verde peculiar.

Esta trilha em mata atlântica é dentro do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião, localizada entre as praias de Boiçucanga e Maresias, com nível de dificuldade médio devido a mata e praia selvagem com desníveis saindo a 125 m de altitude, atingindo 245 m e descendo até o nível do mar.

Terra Escondida

Me aventurei numa terra escondida, desconhecida, ainda sem nome. A primeira vez que a vi, examinei com atenção. Além de um rochoso, as pedras na encosta da montanha confirmaram os mirantes naturais.

A mesma terra escondida que quando criança imaginava uma grande parede, contínua, sombreada e distante. Logo depois fui aprender que era uma grande cadeia montanhosa, chamada de Mantiqueira.

Significa “serra que chora”, nome dado pelos indígenas, graças as nascentes que descem pelas encostas da serra organizando riachos e afluente rios, até formar o rio Paraíba do Sul no Vale do Paraíba.

Nesta parte de terra escondida da serra, não a vi chorar. Seus minadouros estão bem abaixo na vastidão da sua extensão. Pousei ao lado de um rochoso, enviesado para o sul de minas, abrigado da ventania que vem do vale.

Em terra escondida não se engane, mesmo os mais experientes desbravadores, são fustigados pelo jângal, que arrebata sua energia e pensamentos. Limpa sua mente de tal forma que até fica desorientado.

Brava Gente Brasileira

Certamente foi o maior 7 de setembro de todos os tempos. Um dia para ficar na história da celebração do bicentenário da independência do Brasil.

Momento mais que oportuno para milhões de brasileiros se manifestarem em respeito a democracia e defesa de nossas liberdades.

Os desfiles cívico-militares ocorreram em 14 capitais do Brasil, além de manifestações pacificas pelas ruas do país em pelo menos 300 municípios.

O povo foi pras ruas aos milhões, pacificamente, celebrar e manifestar. Famílias e pessoas de todas as idades.

Um sentimento de patriotismo e amor ao Brasil. Orações e canto do Hino da Independência e Hino Nacional.

Um dia verde e amarelo em todos os cantos do Brasil. Essa brava gente brasileira não hesitou em ecoar aos céus a nossa bandeira nacional.

” 200 anos da Independência do Brasil! “

O Despertar

Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é “agora“.

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas, depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão e que conduz “ao bem e benefício de todos“, aceite-o e viva-o.

Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e “a verdade“.

Buda