João-de-Barro – Conceição dos Ouros

Nas andanças pelo sul de Minas, nos arredores de Conceição dos Ouros, um casal trabalhava em sua obra. Dizem que é um pássaro que não trabalha na construção do ninho aos domingos, mas este casal se revezava na construção. Com a minha presença, um se foi e o outro ficou meio que defendendo o ninho de barro.

Os Avá Guaraní contam assim a origem do joão-de-barro:

“ A jovem Kuairúi havia se enamorado de Tiantiá, um valoroso guerreiro. Queriam casar, mas o cacique Tabáire, pai de Kuairúi, não permitiu, porque a despeito de sua bravura Tiantiá não sabia construir uma cabana. Assim foram transformados em pássaros que ajudam um ao outro na construção do ninho. ” Fonte: Wikipedia.

Cachoeira do Toldi – São Bento do Sapucaí

Após caminhar pelas trilhas do complexo da Pedra do Baú, uma trilha contemplativa até a cachoeira do Toldi.

Distante 11 km do centro de São Bento do Sapucaí, pela estrada do Paiol Grande, até o mirante na plataforma de madeira, onde avista-se a cachoeira no alto da encosta. Deste ponto a trilha sobe até a base e também pode-se chegar ao topo da cachoeira.

Após alguns minutos de caminhada a subida se torna constante até a base da cachoeira. Apenas fotos podem ser tiradas, não é possível entrar devido as pedras escorregadias e não há um poço para banho. Subindo adiante na trilha passamos um pequeno portão de madeira para acessar um caminho mais aberto, seguindo a direita até o mirante e topo da cachoeira.

A cachoeira do Toldi visto de cima, se esconde ao longo da queda. A vista no topo é fantástica, mirando o vale logo abaixo.

Local: São Bento do Sapucaí / SP