Conversando com Árvores – Caminhar é Preciso

” Pode contar seus segredos ao vento, mas depois, não vá culpá-lo por contar tudo às árvores. “

Khalil Gibran

Nos ensinamentos do Xamanismo, dizem que as plantas possuem “consciência” e “uma missão neste planeta”. Por outro lado, em pesquisas com plantas, nas mais diversas áreas do conhecimento, estudos demostram que elas têm “emoções” e “sentimentos”.

Como tudo está conectado nesse orbe, elas não estão aqui por acaso. Além de nos proteger e nutrir, pode auxiliar na “evolução” de nossa consciência através da energia e poder curativo que elas têm para tratar os males do corpo físico e extra físico.

O respeito e gratidão ao reino das plantas é valoroso. Como em uma caminhada, estar na natureza é resgatar a nossa essência, poder limpar a mente, equilibrar o padrão vibratório e harmonizar as emoções.

Acredite ou não, esta energia é real. Então o jeito é caminhar nas matas e montanhas, estar próximo a natureza, e de tempos em tempos, abraçar uma árvore e trocar ideia com as plantas (risos).

Campos de Cerrado – São José dos Campos

O cerrado de São Paulo está espalhado em ilhas de vegetação pelo interior e vale do Paraíba.

O cerrado em São Paulo é misturado com a mata atlântica e foi se perdendo com a ocupação urbana e agropecuária. Hoje ocupa apenas 1% da área do estado da qual já cobriu 14%. Este 1% é cerca de 250 mil km2 e somente 18% é protegido por unidades de conservação e reserva legal.

Felizmente, diversas universidades, institutos e ONGs estão desenvolvendo pesquisas e projetos para mapear, recuperar e conservar estes últimos bolsões do cerrado de São Paulo.

Nestes fragmentos temos o cerrado strictu sensu, de vegetação rasteira e árvores esparsas, como a gabiroba, araçá e perobinha-do-campo. Na floresta baixa e seca, conhecido como cerradão, temos a copaíba, angico e pau-terra. No cerrado de campo sujo e campo cerrado, encontram o capim e outras plantas rasteiras.

No vale do Paraíba, município de São José dos Campos temos fragmento do cerrado com ocorrência na zona sul e leste do município. A predominância é de campos de cerrado, como o campo limpo, campo sujo, campo cerrado e cerrado strictu sensu.

A relevância do cerrado no vale do Paraíba, que ocupou os platôs da região, deu nome à São José dos Campos.

Em São José dos Campos existe um projeto para criar um parque público do cerrado, com uma área de 40 hectares na região sul, onde ainda mantem o cerrado endêmico e área de mata atlântica.

Sentinela de Pedrinhas – Ilha Comprida

Ilha Comprida se alonga por 74 km de praias numa altimetria plana. A ilha revela mares de dentro e de fora, matas de restinga, dunas e vilas caiçaras. Umas das vilas mais tradicionais é Pedrinhas, ao sul da ilha.

Em Pedrinhas fotografei o Savacu-de-coroa. Uma bela ave com altura de até 70 cm. Esta ave apresenta uma coloração amarela na região da testa. A lateral da cabeça é preta e tem uma mancha branca logo abaixo dos olhos. Parecia uma sentinela de Pedrinhas.

Ilha Comprida é considerada uma importante região para preservação de aves. Nos diversos biomas da ilha já foram fotografadas 274 espécies de aves.