Liberdade de Escolha

P1100511 (Large)

“Nós temos total liberdade de escolha. Por que você é levado em sua vida pela criatura viva interior, o seu ser espiritual brincalhão que é o seu ser verdadeiro. Não dê as costas a possíveis futuros antes de ter certeza de que não tem nada a aprender com eles. Você está sempre livre para mudar de ideia e escolher um futuro, ou um passado diferente.”

Richard Bach

Entre Vales e Picos – Caminhar é Preciso

P1020575 (Large)

Numa travessia os dias são longos e as noites são um descanso profundo. A jornada exige atenção e celebração, seja pela beleza do caminho ou simplesmente pela missão cumprida.

P1020479 (Large)

Em uma destas longas caminhadas, depois de uma noite gelada, amanheceu ensolarado e a ventania indicava boas condições climáticas. Logo no segundo dia, um amigo já demonstrava certa preocupação pela jornada que se iniciava. Então começamos a trilha e em alguns momentos, algumas palavras de incentivo eram pronunciadas ao vento, como sem sentido, despretensiosas e alegres.

P1020522 (Large)

Alguns achavam estranho aquele comportamento, mas ao longo do dia isso fez toda diferença e chegamos ao destino planejado. Logo após o jantar, este amigo me procurou e comentou que achava que não conseguiria se não tivéssemos agido como cada um zelando pelo outro. Algo me dizia que ele conseguiria. Tinha preparo físico, mas faltava confiança e naquele momento a mente dele jogava contra.

P1020366 (Large)

A confiança é a essência de um processo do autoconhecimento, é a semente que germina dentro de nós para alcançar aquilo que buscamos. Se dentro de nós não tivermos esta certeza, os resultados não serão atingidos e desistiremos diante do primeiro obstáculo. Entre vales e picos os obstáculos são gigantescos diante da mãe natureza. Se a pensamento solto dominar nossa essência, seremos escravos de uma existência sem significado.

DSC09736 (Large)

Respirar profundamente e sentir o batimento cardíaco. Estar vivo agora! Este instante e nada mais! Esta jornada por si só já é uma grande benção. Na ansiedade da vida moderna ficamos cegos e deixamos de nos sentir vivo. Na caminhada podemos observar se alegria e serenidade fazem parte da jornada. Se não, estamos nos distanciando da nossa essência espiritual. Quando estes sentimentos estiverem presentes em nosso dia a dia, a caminhada terá um significado maior onde o ego e a mente não terão poder sobre o nosso verdadeiro Ser.

DSC09726 (Large)

” Como a primavera, época primeira que antecede o verão, onde as borboletas e abelhas voam de flor em flor em busca do néctar das flores, que a busca pelo conhecimento de si seja como um néctar doce e rico de confiança. “

DSC09683 (Large)

Que venha a próxima travessia. Boa semana!

Parque Nacional da Serra da Bocaina

P1020178-1 (Large)

Percorrer os caminhos da Bocaina é voltar na história e cultura da interiorização no Brasil. Os caminhos e trilhas estão dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB), criado em 1971, localizado nos municípios de Areias, São José do Barreiro, Cunha e Ubatuba em São Paulo, Paraty e Angra dos Reis no Rio de Janeiro.

P1020068 (Large)

No início apenas uma trilha indígena. Entre o final do século XVIII e início do XIX, com o ciclo do ouro, o caminho se tornou rota não oficial das riquezas trazidas do interior de Minas Gerais.

P1020083 (Large)

Ao longo do século XIX com o desenvolvimento do ciclo do café no Vale do Paraíba, foram construídos, pelos escravos, calçamento, pontes e benfeitorias. Hoje este calçamento de pedra representa um atrativo histórico na Trilha do Ouro.

Este apoio aos tropeiros e suas tropas de mulas, facilitava tanto o escoamento do café como trazia mercadorias serra acima. O declínio desta rota ocorreu na década de 1870 com o transporte do café por ferrovia, e depois com a abolição da escravidão em 1888.

P1020046 (Large)

Hoje em dia o grande atrativo é a natureza, espalhada num grande corredor ecológico da serra ao mar. Da restinga no litoral, floresta tropical, despenhadeiros, grotões e campos nativos até o ponto culminante a 2.088 m de altitude no Pico do Tira Chapéu.

Abriga animais de grande porte como o mono-carvoeiro, macaco-prego, bugio, tamanduá-mirim, capivara, veado-mateiro, lobo-guará, onça pintada e uma rica ave-fauna como os guanambis. Tudo isso mergulhado num clima úmido e quente podendo chegar a 0º C no inverno.

P1020123 (Large)

As paisagens inconfundíveis da Serra da Bocaina diferenciam claramente da Serra do Mar. Numa imensidão de morros esverdeados entre araucárias e pinheiro-bravo entrecortados por nascentes de águas cristalinas que se avolumam em riachos, cachoeiras e rios caudalosos até o encontro com o mar.

P1020013 (Large)

Os principais atrativos naturais na Serra da Bocaina são as cachoeiras Santo Isidro, dos Mochileiros, das Posses, do Veado, rio Mambucaba, Pico do Tira Chapéu, Pedra da Bacia e o Caminho de Mambucaba (oficial), também conhecida como Trilha do Ouro, que sai de São José do Barreiro (SP) até o sertão de Mambucaba (RJ), litoral entre Paraty e Angra dos Reis.

P1020026 (Large)

Certamente estes caminhos contribuíram para a integração da cultura caipira e tropeira do Vale do Paraíba com a cultura caiçara do litoral de Paraty.

P1010903 (Large)

Local: São José do Barreiro / SP

Tempo de Travessia

P1030619 (Large)

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

Fernando Pessoa