” É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar. “
O Pequeno Príncipe
O Morro do Couto é a 2ª montanha mais alta do Parque Nacional de Itatiaia e o 8° ponto culminante no Brasil. O nome provém do período da colonização quando os escravos fugiam das fazendas da região e subiam o morro para se acoutar, melhor dizendo, para se abrigar e refugiar.
A 2.680 m de altitude o Morro do Couto privilegia uma visão 360° do planalto de Itatiaia e suas montanhas, como a Pedra do Altar, Pedra do Sino, Asa do Hermes, Agulhas Negras e Prateleiras, como também, uma perspectiva do Vale do Paraíba, Serra Fina e Serra do Papagaio.
No litoral de Ubatuba são mais de uma centena de praias, e com toda certeza, dezenas delas são espetaculares. Uma delas é a praia do Félix.
A praia do Félix está 17 km ao norte do centro de Ubatuba. A orla da praia é abrigada por muitas arvores chapéu de sol que oferece um sombreado refrescante. As águas são límpidas e a mata é exuberante. Um paraíso da mãe natureza onde a contemplação acontece espontaneamente, mas tem atrativos para todos os gostos.
O mar do lado esquerdo da praia é bom para surf e bodyboard, enquanto que o lado direito tem águas tranquilas, forma uma piscina natural, bom para remar de stand up paddle e mergulho livre. Para aqueles que gostam de caminhada, o lado esquerdo reserva a trilha para a praia das Conchas. O lado direito, pela encosta rochosa, tem o caminho até a praia do Português.
A praia do Lúcio é mais conhecida como praia das Conchas. A trilha começa no final da praia do Félix, lado esquerdo, e termina numa pequena praia de areia coberta por conchas, a esquerda do costão rochoso. Avista-se a praia e ilha Prumirim, e praias do Canto Itaipu, Português e Félix.
A praia do Português é também conhecida como praia Esquecida. Pela costeira do lado direito da praia do Félix, caminha-se sobre as rochas até a praia de águas cristalinas e cercada pela natureza.
É ou não é um paraíso este pedacinho da costa norte de Ubatuba?
Roteiro: Ubatuba / SP