Do Itapeva ao Diamante

Bem cedinho, com o sol a pino, descemos o Pico do Itapeva para entrar na trilha. A ventania aumentava com o passar das horas, deixando o céu parcialmente nublado. À tarde, com nuvens escuras sobre o Pico do Diamante, iniciamos o retorno. Um percurso de 16 km em 6 horas de caminhada.

A trilha da Onça percorre a crista da Serra da Mantiqueira adentrando o alto do vale do rio Piracuama. Estes picos estão em Pindamonhangaba, próximo a divisa com Campos de Jordão. O acesso por Campos do Jordão, são por estradas até o início da trilha. Em Pindamonhangaba, o acesso é pelo Ribeirão Grande, trilha das Borboletas.

Ambos os picos estão envoltos por torres de transmissão VHF e UHF. A trilha é repleta de vistas panorâmicas da serra e do vale. Dizem que, a noite avista-se luzes de 15 cidades do Vale do Paraíba, as margens do rio Paraíba do Sul, em um desnível de aproximadamente 1.500 m de altitude.    

Ao longo da trilha, as subidas e descidas são tranquilas, exigindo mais fôlego apenas no começo da subida do Pico do Diamante. Atenção as várias bifurcações, começando no Parque Itapeva, depois na trilha da Borboleta, antes do riacho, na cachoeira do Índio e na subida para o Pico do Diamante.

Na trilha atravessamos trechos de bosques, florestas e campos de altitude; e cruzamos dois riachos. Além dos inúmeros mirantes, se tem acesso também, a cachoeira Pequena, e mais escondido na mata, a do Índio.

Uma caminhada para se observar a magnitude e as belezas naturais da Serra da Mantiqueira.

2 respostas em “Do Itapeva ao Diamante

  1. Oi Kleber, tudo bem?

    Vi que recentemente você publicou um post no seu blog sobre a travessia do Pico do Itapeva até o Pico do Diamante. Gostei bastante dessa trilha, mas queria saber um pouco mais sobre como você fez, principalmente sobre a logística. Se puder me ajudar respondendo os pontos abaixo, super agradeço. 

    Se você foi de carro, você estacionou aonde? No Parque Pico do Itapeva? E a trilha para o Pico do Diamante, começa dentro desse parque? Precisa de guia para essa travessia do Pico do Itapeva até o Diamante?

    Desde já agradeço pela atenção,

    Douglas Uchida.

    Oi Douglas, tudo bem!

    Quanto a logística, você pode ir de carro até o Itapeva ou até o Diamante. Até o Itapeva a vantagem é a estrada toda de asfalto. A estrada para o Diamante no final é estrada de terra e com essa chuvarada não deve estar boa para carro baixo.
    No Itapeva tem estacionamento ao lado das barracas se chegar cedo, senão pode estacionar do lado de fora do portão das torres de transmissão. No Diamante tem estacionamento no final da estrada de terra.
    O acesso é pelo Parque Itapeva se for sentido Itapeva-Diamante. Se não conhece a trilha vai precisar de guia. Certamente terá dúvidas nas várias bifurcações, conforme descrito no post.
    O ideal é começar a trilha cedo para aproveitar bem o dia nos 16 km de ida e volta. Se tiver resgate na outra ponta será apenas 8 km. Cuidado, se a previsão do clima indicar chuvas é melhor escolher outra data.
    Att, Kleber Luz

Deixe um comentário