Tucanaçu

Esse é o nome que mais gosto. Também popularmente conhecido como tucanuçu, tucano-grande, tucano-toco ou Ramphastos toco. É uma das mais de 40 espécies da família.

É o maior dos tucanos, com pouco mais de 0,5 m de comprimento e pesando mais de 0,5 kg. Uma belo pássaro. Plumagem negra do dorso ao ventre, cor avermelhada embaixo da cauda e de papo branco. Na ponta da maxila e bico possui uma mancha negra. Ao redor dos olhos possui uma pele amarela, sem plumas, e pálpebras azuladas.

O mais notável é o grande bico alaranjado, serrilhado para frente, de tecido ósseo esponjoso, formando uma estrutura airada, resistente, leve e termo reguladora para dissipação do calor. Curioso também como dormem. Os tucanos podem virar e elevar a cauda para a frente até tocar e esconder a cabeça para trás, camuflando o bico colorido.

É o único tucano que pode ser encontrado tanto em campo aberto (Cerrado), área urbana, como em floresta tropical úmida (Amazônia). Este foi avistado nas montanhas do Parque Estadual do Ibitipoca em Minas Gerais. Inclusive fósseis do Ramphastos toco no Pleistoceno, a 20.000 anos atrás, foram encontrados no município mineiro de Lagoa Santa.

Os tucanos são monogâmicos. O casal incuba os ovos e alimentam os filhotes. Se alimenta principalmente de frutos, insetos, pequenos lagartos e ovos. Não se surpreenda vê-los comento filhotes de outras aves. Por outro lado, seus predadores são aves de rapina, serpentes e macacos. Quando atacados, fazem muito barulho porque vivem em bando.

Como outras aves, o tucano também representa a liberdade, ou em sonho, um espírito aventureiro. Como arquétipo, ao interagir com ele, trará clareza e novas realizações.

4 respostas em “Tucanaçu

  1. Oi Kleber, bom dia! Tudo bem? Você continua ainda com exclusividade somente para pessoas conhecidas e experientes? Eu gostaria de participar de trilhas e caminhadas com seu grupo, pois os lugares que vocês visitam são maravilhosos. Se a regra mudou, por favor me avisa. Um abraço. Paulete. ________________________________

    • Oi Paulete. Bom dia! Tudo bem. Não que meu grupo (5 amigos) seja exclusivo, mas estamos a décadas viajando juntos, todos equipados, com bastante experiência e preparo físico/psicológico para fazermos trilhas novas, alternativas ou exploratórias. De fato, alternamos entre trilhas fáceis e difíceis, de um dia, uma semana até um mês. Somos bastante flexíveis quanto a datas e reagendamento. Dependendo da trilha ou travessia fazemos acampamento selvagem com mochila cargueira (pesada). Enfim, são vários fatores entre outros que optei por não continuar levando grupos. Mas conversa com o Carlão (guia) que acho que continua levando grupos para fazer trilhas. Se não tiver o contato dele eu mando pra você. Abraço! Kleber Luz

      • Oi Kleber, obrigada pelo retorno. Eu não tenho mais o contato do Carlão, eu quero sim. E se souber de outras pessoas querendo fazer trilhas, agradeço se me mandar. Estou querendo subir o Morro Azul, no Rio de Janeiro. Você já foi lá? Conhece algum guia para me indicar? Um abraço e tudo de bom.

Deixe um comentário