Pareidolia é quando o cérebro enxerga algo familiar devido a um estímulo visual ou sonoro, aleatório e impreciso, e busca um significado, interpretando como rostos, animais ou objetos. É um efeito psicológico. O que se vê depende exclusivamente do observador. Vários observadores podem ter a mesma interpretação ou simplesmente divergirem completamente, dado que cada observador tem uma condição psicológica única.
Começamos esta jornada com a visão de um ser alado. Semelhante a uma asa, pronta para voar. A enorme pedra Asa de Hermes está ao lado do pico Agulhas Negras, e pode ser facilmente visto no caminho para a Pedra do Altar.
Nas próximas duas fotos, vemos a cabeça de um lagarto saindo da terra e a cabeça de um animal, com olho e boca bem aparente. Cada pedra foi vista em ocasiões diferentes, durante a travessia entre Morro do Couto e Prateleiras.
Nesta pareidolia, o legal foi poder descansar sobre ela. Uma pedra com aparência de mão com quatro dedos semiaberta, ou simplesmente uma grande poltrona. Visto em um dia sob forte neblina.
Agora vemos um rosto humano. A face vista de lado, devido as sombras, realça o olho e nariz, e a boca parece estar fechada. Esta forma pode ser observada na Pedra do Altar, ao contornar a mesma caminhando no sentido Vale do Aiuruoca.
Vamos finalizar com a Pedra da Tartaruga, o qual dispensa qualquer descrição. Logo atrás dela, podemos ver uma pequena parte da Pedra da Maçã, e neste caso vamos deixar você imaginar como ela é. Estas pedras estão escondidas ao lado das Prateleiras.





Que legal Kleber, não sabia que havia um nome para essas observações que encontramos nas caminhadas por aí, bem curioso, abraço!
Oi Walter, então, nós vemos isso com mais frequência que imaginamos nas caminhadas e montanhas que fazemos! rs
Temos que estar atento com a nossa visão, audição e olfato nas trilhas. Assim, conseguimos observar melhor a fauna, flora e o fenômeno psicológico da pareidolia.
Abraço!
Bom dia!
Muito lindo o post do parque nacional de Itatiaia.
Vocês conhecem algum instrutor que faça essas trilhas?
Se sim, podem me passar o contato por favor?
Aguardo retorno e agradeço.
Atenciosamente
Paulete
Olá Paulete, boa tarde! Conheço dois guias/condutores no PNI. São eles, a Ingrid (24) 98148-6992 e o Alberto (35) 99870-0209.
Abraço, Kleber Luz