Um Louva-Deus no Paraíso – Parati Mirim

Após algumas trilhas e caminhadas mais longas na região de Parati Mirim, passamos o último dia em trilhas leves e de curta duração.

Pela manhã já tínhamos percorrido três trilhas: caminhada até uma praia e mangue no Saco do Fundão e uma cachoeira no rio Paraty-Mirim. Em seguida partimos para a praia do Furado. Foram 30 minutos de caminhada em estrada de terra e trilha.

Um paraíso de praia de água transparente, sem onda, praticamente uma lagoa esverdeada, numa extensão de 40 metros de areia. Uma verdadeira piscina natural para se passar horas a beira mar. A praia fica bem em frente a ilha da Cutia. 

Explorando os arredores, no canto direito da praia, entre as pedras, encontramos um louva-deus. Parece um inseto tranquilo, mas não se engane, o louva-deus é um inseto predador nato que evoluiu para ser o melhor caçador.

Carnívoro e inteligente. O louva-deus tem uma dieta a base de insetos, anfíbios e até pequenos répteis. Acredite se quiser, o louva-deus aprendeu a pescar pequenos peixes, como o barrigudinho, e caçar pequenos pássaros como o beija-flor.

E ter um nome como esse não é para qualquer um: por conta de suas patas dianteiras, quando aproximadas, dão a impressão de que ele está rezando.

2 respostas em “Um Louva-Deus no Paraíso – Parati Mirim

  1. Bom dia! Eu gostaria de participar das trilhas com voces. Voces podem me avisar com antecedencia, por favor?
    Um abraço.
    Paulete

    • Oi Paulete, bom dia!
      Me lembro de você nas Caminhadas da APVE.
      Já fui pra Natal, bem legal aquela região. Bem vinda de volta a SJCampos!

      Li também seu e-mail. Respondi suas questões e mais detalhes no e-mail.

      Como gosto de fotografar e escrever, criei este blog Adamu Trekking. Se gostou, compartilhe com seus amigos e familiares!

      Forte abraço e tudo de bom pra você!
      Kleber Luz

Deixe um comentário