Cachoeiras da Serra – Serra da Canastra

” Na busca dos chapadões e vales, ficamos com a certeza de uma fonte inesgotável de cachoeiras na região da Serra da Canastra. Para fechar com chave de ouro, seguimos em direção ao paredão norte da serra, para as cachoeiras Dorico, antes Antônio Ricardo, e do Vento, também conhecida como dos Escravos. “

Estão localizadas em área particular duas fantásticas cachoeiras a 22 km de São Roque de Minas. Por estrada de terra, fomos parando a perguntando aos moradores locais até chegarmos na fazenda do Sr. Dorico, nome do atual proprietário.

A Cachoeira Dorico, localiza-se dentro de um cânion que forma duas grandes quedas. A primeira queda pode ser vista logo que a trilha desce em direção ao leito do rio, exatamente acima da queda. A queda principal é a segunda, por ser mais alta, uns 45 m, e forma um magnifico poço para banho.

A Cachoeira do Vento, também encravada em um cânion, está elevada no alto do paredão. Com pouco volume d’água e bastante vento, a queda d’água se transforma em spray e muda de formato a todo tempo. Existem apenas mini poços. A vista é imponente. Pode-se ainda escalaminhar as pedras para chegar debaixo da cachoeira e depois explorar um caminho até a grota, que foi um esconderijo dos escravos.

A trilha começa numa subida a direita em diagonal e depois vira para esquerda em direção a cachoeira do Dorico. Voltando pelo mesmo caminho, até a primeira bifurcação, dobra-se a esquerda descendo na trilha. No final subimos até a cachoeira do Vento.

Uma trilha de dificuldade média com 300 m de elevação a 1.100 m de altitude e 8 km de caminhada.

Com estas magnificas cachoeiras fechamos nossa aventura na Serra da Canastra.

Uma resposta em “Cachoeiras da Serra – Serra da Canastra

  1. Pingback: Encantos da Serra – Parque Nacional da Serra da Canastra | Adamu Trekking

Deixe um comentário