Seja após um trekking ou corrida de montanha nas terras altas da Mantiqueira, o jeito é descansar e conhecer um pouco das estórias do sul de Minas em um passeio de Maria Fumaça pela Serra da Mantiqueira.
O roteiro é uma viagem pela história do Brasil. Em 1884, em viagem inaugural, com a presença de Dom Pedro II e comitiva, percorreu 170 km de Cruzeiro / SP a Três Corações / MG. Hoje são apenas 20 km operacionais no trecho de Passa Quatro.
O passeio começa na Estação Passa Quatro, fazendo duas paradas. A primeira na Estação Manacá, que foi posto avançado das tropas federais durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
A segunda parada é na Estação Coronel Fulgêncio, antiga Túnel, devido à proximidade ao Túnel da Mantiqueira. A estação teve seu nome alterado em homenagem ao coronel mineiro que faleceu em combate, durante a retomada do túnel.
Hoje o local é ponto final do passeio, a 1.085 m de altitude, com possibilidade de fazer uma breve caminhada para visitar a entrada do Túnel da Mantiqueira.
- Locomotiva 332 – The Baldwin Locomotive Works – Pacific.
- Ano de fabricação: 1925. Ano de restauração: 1990.
Fonte: ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
Local: Passa Quatro / MG






Trem da Serra da Mantiqueira
Distância total: 20 km
Estação Passa Quatro – Manacá: 4 km / 15′ + 20′ = 35′
Estação Manacá – Coronel Fulgêncio: 6 km / 20′ + 30′ = 50′ + 35′ = 85′
Duração total: 120′